MUNDO


Trump nega planos de ataque militar contra Venezuela

A declaração foi dada nesta sexta-feira (31), a bordo do avião presidencial Air Force One

Foto: Reprodução/The White House

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou estar considerando ataques militares contra a Venezuela, em meio ao aumento da presença das forças armadas americanas no Caribe e no Pacífico.

A declaração foi dada nesta sexta-feira, a bordo do avião presidencial Air Force One, após o jornal Miami Herald publicar que ele teria autorizado uma ofensiva militar contra o país vizinho. “Não”, respondeu Trump quando questionado por repórteres se já havia tomado uma decisão sobre o assunto.

Segundo o Miami Herald, a Casa Branca teria aprovado uma operação com bombardeios a instalações militares venezuelanas, “que poderiam ocorrer a qualquer momento”. Já o Wall Street Journal informou que o governo americano havia identificado possíveis alvos, mas ainda não decidira se executaria a ação.

A mobilização das tropas dos EUA na região aumentou a tensão em Caracas, onde o governo de Nicolás Maduro acusa Washington de planejar uma ofensiva para derrubá-lo. Questionada sobre a reportagem, a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, afirmou que “fontes não identificadas não sabem do que estão falando” e reforçou que qualquer anúncio oficial partiria diretamente de Trump.