MUNDO


Trump diz que vai divulgar arquivos do governo dos EUA sobre vida alienígena e OVNIs

A declaração ocorre após entrevista do ex-presidente Barack Obama divulgada no último sábado (14)

Foto: Isac Nóbrega/PR

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nessa quinta-feira (19) que determinou ao Secretário da Guerra e a outros departamentos e agências a divulgação de documentos governamentais relacionados a “vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)”.

A declaração ocorre após entrevista do ex-presidente Barack Obama ao apresentador Brian Tyler Cohen, divulgada no sábado (14). Questionado se alienígenas são reais, Obama respondeu: “Eles são reais, mas eu não os vi, e não estão sendo mantidos na… ‘Área 51’. Não há nenhuma instalação subterrânea, a menos que haja essa enorme conspiração e eles tenham escondido isso do presidente dos Estados Unidos”.

Trump acusou o democrata de ter divulgado informações sigilosas ao comentar o tema, embora não tenha apresentado provas. “Ele tirou isso de informações sigilosas… Ele não deveria fazer isso”, disse a repórteres a bordo do Air Force One, durante viagem à Geórgia. “Ele cometeu um grande erro.” Ao ser questionado se já viu evidências da existência de alienígenas, o republicano respondeu: “Eu não sei se eles são reais ou não”.

A chamada Área 51 é uma instalação confidencial da Força Aérea dos EUA, no estado de Nevada, frequentemente associada a teorias da conspiração envolvendo extraterrestres. Documentos divulgados pela CIA em 2013 indicaram que o local foi utilizado para testes de aviões espiões ultrassecretos.

Em publicação no Instagram no domingo (15), Obama afirmou que nunca viu evidências extraterrestres durante o comando da presidência. “Não vi nenhuma evidência durante minha presidência de que extraterrestres tenham feito contato conosco. Sério!”. Ele também acrescentou que, embora considere altas as probabilidades estatísticas de vida fora da Terra devido à vastidão do universo, as chances de visita ao planeta seriam baixas por causa das distâncias envolvidas.

Nos últimos anos, o Pentágono intensificou investigações sobre relatos de objetos voadores não identificados. Em 2022, líderes militares afirmaram não ter encontrado evidências de que alienígenas tenham visitado a Terra.

Relatório divulgado em 2024 apontou que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, as apurações do governo norte-americano não identificaram tecnologia extraterrestre e concluíram que a maioria dos avistamentos envolvia objetos ou fenômenos comuns interpretados de forma equivocada.