MUNDO


Trump critica tratamento dado a Bolsonaro e chama processos contra liberal de ‘caça às bruxas’

Presidente dos Estados Unidos usou rede social "Truth Social" para sair em defesa de Jair Bolsonaro (PL)

Foto: Alan Santos/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o tratamento que o Brasil tem dispensado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e classificou os processos judiciais contra ele como uma “caça às bruxas”. As declarações foram feitas em sua rede social, a Truth Social, no domingo (6).

“Deixem Bolsonaro em paz”, escreveu Trump. “Ele é um líder forte, que realmente amava seu país. Não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”, completou o republicano, ao descrever o ex-presidente brasileiro como alvo de perseguição política.

A manifestação de apoio ocorre um dia após Trump anunciar que os Estados Unidos irão impor uma tarifa adicional de 10% a países que se alinharem ao que chamou de “políticas antiamericanas dos Brics”. O bloco formado por economias emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — está reunido desde domingo (6) no Rio de Janeiro, com encerramento previsto para esta segunda-feira (7).

Segundo o presidente norte-americano, os novos acordos tarifários serão formalizados nesta segunda-feira. “Não haverá exceções a esta regra”, escreveu Trump.