MUNDO


Trump critica condenação de Bolsonaro no STF e diz estar ‘surpreso’ com decisão

O secretário de Estado, Marco Rubio, prometeu reação dos EUA

Foto: Reprodução/X

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) estar surpreso com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Primeira Turma da Corte decidiu pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, com votos concluídos nesta quinta. A sentença deve ser publicada na sexta-feira (12).

Trump comentou o caso ao deixar a Casa Branca rumo a Nova York, onde acompanharia um jogo de beisebol. O presidente americano comparou a decisão contra Bolsonaro com os processos que enfrentou nos EUA.

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, declarou.

Já o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, prometeu uma resposta dos EUA. Em publicação na rede social X, ele acusou o ministro Alexandre de Moraes de perseguição política.

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, sancionado, continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu.