MUNDO


Trump confirma que autorizou operações terrestres na Venezuela

Presidente dos EUA admite ações secretas da CIA e cogita ofensiva militar contra cartéis de drogas venezuelanos

Foto: The White House/Divulgação

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15) que autorizou operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA) na Venezuela. Em coletiva na Casa Branca, Trump também admitiu que está considerando ataques terrestres contra cartéis de drogas venezuelanos, afirmando que os EUA já controlam bem o mar e agora olham para a terra.

A situação entre os dois países vem se agravando nos últimos meses, com bombardeios norte-americanos matando 27 pessoas em embarcações no sul do Caribe. Trump justifica o uso da força com o combate ao tráfico de drogas internacional. Uma frota militar com cerca de 4.000 fuzileiros navais norte-americanos está mobilizada na costa da Venezuela desde agosto. Aviões espiões e um navio nuclear também compõem a formação militar.

Em resposta às ameaças, o presidente venezuelano Nicolás Maduro mobilizou militares e milícias formadas por cidadãos venezuelanos, ordenando treinamentos para uma possível invasão. “Vamos ativar toda a força militar de defesa integral, popular, militar e policial, ativadas e unidas”, afirmou Maduro em uma gravação de áudio divulgada no Telegram.