MUNDO


Trump anuncia reabertura do espaço aéreo comercial da Venezuela: ‘O país está sob forte controle’

Presidente dos EUA afirmou ainda que os americanos poderão viajar ao país

Foto: Reprodução/ Pixabay

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que conversou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e anunciou que Washington irá liberar o espaço aéreo comercial sobre o país sul-americano. A declaração foi feita durante uma reunião de gabinete nesta quinta-feira (29).

“Os cidadãos americanos poderão, muito em breve, ir à Venezuela e estarão seguros lá. O país está sob forte controle”, disse Trump. Segundo ele, a liberação ocorrerá ainda nesta quinta (29). “Instruí Sean Duffy (Secretário de Transportes dos EUA) e todos os demais envolvidos, incluindo os militares, a liberarem o espaço aéreo sobre a Venezuela até o final do dia de hoje, aviões podem ir para a Venezuela”.

As companhias aéreas comerciais dos Estados Unidos estão proibidas de operar voos para a Venezuela desde 2019, enquanto empresas internacionais enfrentam exigências legais rigorosas para pousar em Caracas. Mesmo após a deposição de Nicolás Maduro, o Departamento de Estado manteve o alerta de viagem de nível 4 e segue orientando que cidadãos americanos “não viajarem nem permanecerem” no país.

Trump também afirmou que a atual liderança venezuelana está fazendo um “bom trabalho” e disse que grandes companhias petrolíferas devem ir à Venezuela para definir áreas de exploração. Na quarta-feira (28), o secretário de Estado Marco Rubio declarou que os EUA começarão a emitir licenças gerais para empresas do setor, permitindo operações sem sanções, embora analistas apontem que a retomada plena da atividade pode levar anos.