MUNDO


Trump anuncia que os EUA vão governar a Venezuela até ‘transição energética segura’

Segundo o presidente americano, empresas petrolíferas dos Estados Unidos atuarão no país para recuperar a infraestrutura e gerar receitas

Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian

O ataque dos EUA a capital de Caracas, na Venezuela, no último sábado (03) que terminou com a captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, ganhou novos contornos após o presidente norte-americano anunciar que o país estadunidense irá governar o território venezuelano até que, ‘possamos fazer uma transição segura, adequada e criteriosa’.

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, nesse período as empresas petrolíferas americanas irão atuar no regime venezuelano com a finalidade de ganhar dinheiro para o país e consequentemente consertar as infraestruturas petrolíferas danificadas. ‘Nós teremos nossas grandes empresas petrolíferas dos EUA, as maiores em qualquer lugar do mundo, entrando (Na Venezuela), gastando bilhões de dólares, consertando a infraestrutura severamente danificada, a infraestrutura petrolífera, e começando a ganhar dinheiro para o país (Venezuelano)’, afirma Trump.

Segundo Trump, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, está em contato com a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez, que inicialmente concordou em cooperar com os EUA para a transição. Horas depois, ela voltou a firmar que só há um presidente no país e seria Maduro, reforçando que não tem planos de facilitar as ações americanas.

Por fim, vale lembrar que os Estados Unidos condenaram Maduro a prisão em 2020, por narcoterrorismo. A confirmação da captura do presidente da Venezuela, ocorreu sob questionamentos se Maduro pode ser considerado um líder legítimo, os americanos alegam que não e as lideranças venezuelanas contestam as declarações.