MUNDO


Trump anuncia que militares dos EUA destruíram embarcação venezuelana carregada de drogas

Operação no Caribe foi classificada como “ataque letal” a embarcação ligada a grupo narcoterrorista, dizem autoridades

Foto: Divulgação/ Casa Branca e Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente Donald Trump informou nesta terça-feira (2), durante evento na Casa Branca, que as forças militares dos Estados Unidos “atiraram contra” uma embarcação carregada de drogas que havia partido da Venezuela. “Temos muitas drogas entrando em nosso país, entrando há muito tempo, e essas vieram da Venezuela, saindo de lá, em grande quantidade. Muitas coisas estão saindo da Venezuela”, disse o presidente norte-americano.

Em seguida, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou em seu perfil no X, que o ataque ocorreu no sul do Caribe. “Como o presidente anunciou há poucos instantes, hoje o exército dos EUA realizou um ataque letal no sul do Caribe contra um navio de drogas que havia partido da Venezuela e estava sendo operado por uma organização narcoterrorista designada”, afirmou o secretário.

Esta operação integra uma ofensiva mais ampla dos EUA contra o tráfico de drogas na região, sobretudo envolvendo trajetos marítimos que passam pela Venezuela. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre vítimas ou apresamento de tripulação, o episódio marca uma escalada na postura dos Estados Unidos, enquanto o governo venezuelano mantém o silêncio sobre o caso.