MUNDO


Rio Sena, em Paris, é reaberto para banhistas pela 1ª vez após 100 anos

Três pontos foram liberados para natação pública após obras de saneamento e controle de poluição

Foto: Reprodução/redes sociais

 

Pela primeira vez em mais de 100 anos, o Rio Sena foi reaberto à natação pública neste sábado (5), em um marco histórico para a cidade de Paris. A liberação aconteceu após décadas de poluição e foi possível graças a um amplo projeto de requalificação ambiental impulsionado pelas Olimpíadas de Paris, realizadas no ano passado.

Três pontos do rio dentro da capital francesa foram liberados para uso recreativo, com capacidade para receber mais de mil nadadores por dia até o final de agosto. A iniciativa foi celebrada com entusiasmo por parisienses e turistas, que mergulharam no primeiro dia da nova fase do Sena.

Entre as principais intervenções, estão a conexão de milhares de residências à rede de esgoto, a modernização de estações de tratamento e a construção de reservatórios que evitam o despejo de esgoto em períodos de chuva intensa, um dos grandes desafios ambientais da região.

Durante toda a temporada de natação, a qualidade da água será monitorada diariamente. O acesso aos pontos de banho será sinalizado por bandeiras verdes ou vermelhas, indicando se a natação está autorizada ou suspensa, em sistema semelhante ao adotado em praias.