MUNDO


Representante de Israel na ONU agradece ataque dos EUA ao Irã e critica omissão internacional

Danny Danon afirmou que ação liderada por Trump protege o 'mundo livre'

Foto: UN Photo/Mark Garten

 

O embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), Danny Danon, agradeceu neste domingo (22) ao governo dos Estados Unidos pelos ataques a instalações nucleares do Irã. A declaração foi feita antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU, marcada após a ação militar anunciada por Donald Trump no sábado (21).

Danon elogiou o presidente norte-americano e afirmou que os bombardeios representam um ato de defesa do “mundo livre”. Ele também antecipou críticas de outros diplomatas, mas rebateu com uma acusação de omissão internacional.

“Onde estavam eles quando o Irã corria em direção à bomba? Quando construiu fortalezas subterrâneas para abrigar armas de destruição em massa? Quando usou a diplomacia como disfarce enquanto se preparava para nossa exterminação?”, questionou o representante israelense.

O diplomata garantiu que qualquer novo ataque do Irã que ameace civis será respondido com “força avassaladora” e afirmou que Israel está pronto para agir em defesa de sua população. “Não vamos hesitar em fazer tudo o que for necessário para defender o nosso povo. Faremos tudo para manter a segurança no futuro”, afirmou.

As declarações foram dadas um dia após o ex-presidente Donald Trump confirmar que forças americanas realizaram ataques de precisão contra os principais centros de enriquecimento nuclear do Irã, localizados em Fordow, Natanz e Isfahan.