Papa Leão XIV diz que escolha do nome simboliza compromisso com causas sociais
Novo pontífice apontou quais são os atuais desafios da Igreja Católica

Foto: Divulgação/Vatican News
Durante um encontro com membros do Colégio Cardinalício neste sábado (10), o papa Leão XIV explicou que escolheu seu nome papal inspirado em Leão XIII, pontífice conhecido por abordar questões sociais em meio à Revolução Industrial. Segundo ele, a decisão simboliza o compromisso da Igreja com os desafios contemporâneos, especialmente diante da nova revolução industrial e do avanço da inteligência artificial.
“Considerei adotar o nome de Leão XIV principalmente por causa da Rerum Novarum, a histórica encíclica de Leão XIII, que tratou da questão social em meio à primeira grande revolução industrial”, declarou o pontífice, que tem 69 anos e é norte-americano.
Ele afirmou que a Igreja deve continuar a oferecer sua doutrina social como resposta aos desafios atuais, que envolvem o trabalho, a dignidade humana e a justiça. “Estamos diante de transformações profundas que exigem atenção redobrada da Igreja, principalmente em relação à inteligência artificial e seus impactos nas relações de trabalho e na proteção da dignidade humana”, afirmou.
Leão XIV também disse que pretende manter o espírito de serviço de seu antecessor, o papa Francisco. “Ser papa é ser um humilde servo de Deus e dos irmãos, e nada mais”, concluiu.