MUNDO


ONU condena ataques dos EUA a barcos suspeitos de tráfico no Caribe e no Pacífico

Organização classificou as ações como “execuções extrajudiciais” e pediu que Washington encerre as operações próximas às costas da Venezuela e da Colômbia

 

Imagem: Redes sociais

A ONU condenou nesta sexta-feira (31), os ataques dos Estados Unidos contra barcos suspeitos de tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico. É a primeira vez que a organização fala sobre as ações do governo de Donald Trump perto das costas da Venezuela e da Colômbia.

Por meio de um comunicado de Volker Türk, comissário da ONU para os Direitos Humanos, as Nações Unidas chamaram os avanços dos EUA de “execuções extrajudiciais”.

“Esses ataques, com seu crescente custo humano, são inaceitáveis. Os Estados Unidos devem pôr fim a tais ataques e tomar todas as medidas necessárias para evitar as execuções extrajudiciais de pessoas a bordo dessas embarcações, independentemente de qualquer suposta atividade criminosa”, escreveu Tusk, em um comunicado.

As ações dos norte-americanos têm gerado receios de uma possível tentativa de influenciar a queda do regime de Maduro na Venezuela.