MUNDO


Nicolás Maduro é levado aos EUA após operação militar em Caracas 

Ex-presidente venezuelano deve responder em tribunal federal de Nova York por acusações de tráfico de drogas e porte ilegal de armas  

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um avião transportando Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, chegou aos Estados Unidos neste sábado (3), após uma operação conduzida por forças americanas em Caracas, durante a madrugada. Segundo informações divulgadas por autoridades dos EUA, o ex-presidente venezuelano foi detido e encaminhado para responder a processos na Justiça norte-americana. 

A aeronave pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, no estado de Nova York. Maduro deverá ser apresentado nos próximos dias a um tribunal federal em Manhattan, onde enfrenta acusações relacionadas a tráfico de drogas e porte ilegal de armas. 

De acordo com relatos oficiais, o casal foi retirado à força de um quarto durante uma ampla operação militar realizada na capital venezuelana. As circunstâncias da ação e a base legal da detenção ainda geram repercussão internacional. 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país passará a governar a Venezuela até que seja possível promover uma “transição segura, adequada e sensata”. Ele também divulgou uma imagem que mostra Maduro a bordo de um navio de guerra americano após a captura. 

Até o momento, autoridades venezuelanas não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido, enquanto a ação é acompanhada com atenção por governos e organismos internacionais.