MUNDO


Morre Rick Davies, vocalista e fundador do Supertramp

Músico inglês faleceu aos 81 anos; ele comandou a banda desde 1969 e foi responsável por sucessos como 'Goodbye Stranger', 'The Logical Song' e 'Bloody Well Right'

Foto: Reprodução/Youtube

O vocalista, tecladista e fundador do Supertramp, Rick Davies, morreu aos 81 anos em sua casa em Long Island, em Nova York. A equipe do artista confirmou a informação.

Filho de uma cabeleireira e de um marinheiro, nasceu no ano de 1944 em Swindon, na Inglaterra. Davies iniciou sua carreira musical aos 15 anos e formou a sua primeira banda aos 18.

Já em 1969, foi responsável pela fundação do Supertramp, ao lado de Roger Hodgson, após publicar um anúncio em busca de músicos. No começo o grupo se chamava ‘Daddy’.

O primeiro álbum foi lançado em 1970. Ao passar dos anos, Davies foi se consolidando como vocalistas em várias canções, interpretando faixas que se tornaram conhecidas no mundo inteiro, como “Bloody Well Right”, “Goodbye Stranger” e “Crime of the Century”.

O primeiro destaque internacional da banda veio na década de 70, com os discos Crime of the Century” (1974) e “Breakfast in America” (1979), que trouxeram músicas como “The Logical Song” e “Take the Long Way Home”.

Da atual formação, Davies era o único que estava presente desde a formação. Ele seguiu como líder desde a saída de Hodgson, em 1983. De lá pra cá, a banda lançou mais quatro álbuns.

Ele cancelou uma turnê em 2015, após ser diagnosticado com mieloma múltiplo. Davies era casado com Sue, que gerenciava a banda desde 1984.