MUNDO


Maduro pede em ‘portunhol’ que brasileiros saiam às ruas para apoiá-lo

Presidente venezuelano deu recado após receber boné do MST de presente

Foto: Reprodução/VTV

 

Ameaçado de destituição do cargo pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro pediu apoio dos brasileiros em programa da TV pública. “Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar as pessoas da Venezuela e a luta pela paz e soberania”, disse.

Maduro fez o pedido após receber um boné do movimento brasileiro MST. “Que viva o Brasil, que viva Luís Prestes, que viva o MST”, disse o presidente da Venezuela, em alguns trechos tentando falar em português.

A escalada de Trump em ações e discursos contra a Venezuela vem trazendo novos episódios nos últimos meses. Os Estados Unidos já posicionaram navios de guerra no Mar do Caribe, próximo ao país sul-americano, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas. Já abateram pequenas embarcações e provocaram mortes.

Há cerca de duas semanas, Trump disse que poderia iniciar conversas com Maduro, mas não deu detalhes. Na sexta-feira da semana passada (28), no entanto, afirmou que poderá ordenar ações terrestres contra os narcotraficantes que diz combater. Em resposta, Maduro pediu aos integrantes da Força Aérea que estejam em “alerta, prontos e dispostos” a defender os direitos da Venezuela.