MUNDO


Lula viaja à Colômbia antes da COP30 e promete debater presença militar dos EUA na América Latina

Presidente participará da Cúpula Celac-UE e defende que a região seja tratada como “zona de paz”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes de concentrar os focos na COP30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à Colômbia para participar da 4ª Cúpula Celac-UE (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e União Europeia), que será realizada nos dias 9 e 10 de novembro em Santa Marta.

Antes de embarcar, Lula deu indícios que pretende debater a situação da Venezuela e a presença militar dos Estados Unidos na região. “Só tem sentido a reunião da Celac neste momento se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina”.

O presidente ainda afirmou que a América Latina deve ser tratada como uma “zona de paz”.

“Tive oportunidade de conversar com o presidente Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz. Aqui não proliferam armas nucleares. […] O problema que existe na Venezuela é um problema político que deve ser resolvido na política”, disse Lula.

O petista deve participar do evento no domingo (9), retornando para Belém no dia seguinte, quando se inicia oficialmente a COP30, conferência do clima da ONU.

Lula está em Belém desde o último sábado (1). A ida para a Colômbia mudou os planos do presidente, que pretendia ir a Fernando de Noronha, no Pernambuco, para o lançamento de um projeto de energia solar no fim de semana.