MUNDO


Lula falou com vice de Maduro após confirmação da prisão, informa Planalto

Segundo governo, ligação foi breve e serviu para confirmar informações divulgadas pelos Estados Unidos

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, no sábado (3), poucas horas após a divulgação da captura de Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (5).

De acordo com integrantes do governo, a conversa foi “super rápida” e partiu de Lula com o objetivo de confirmar as informações tornadas públicas pelas autoridades norte-americanas. Na ligação, Delcy Rodríguez confirmou a prisão, mas afirmou não ter, naquele momento, detalhes sobre o paradeiro de Maduro.

Ainda segundo o Planalto, somente após o contato telefônico o governo brasileiro divulgou nota oficial condenando a intervenção armada dos Estados Unidos em território venezuelano, posição que o Brasil levou também ao Conselho de Segurança da ONU.

As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela estão fragilizadas desde a reeleição de Maduro, em julho de 2024. O governo brasileiro questionou o resultado do pleito, cobrou a divulgação das atas eleitorais e, posteriormente, atuou contra a entrada da Venezuela no Brics.