MUNDO


Lula e premiê de Portugal celebram avanço do acordo Mercosul-UE e defendem multilateralismo

Presidente do Brasil e líder português destacam importância política e histórica do tratado, e reafirmam cooperação para implementação

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta terça-feira (13) com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em um diálogo marcado pela comemoração da recente aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). A assinatura do tratado está prevista para este sábado (17) e foi saudada por ambos como um marco em defesa do multilateralismo. 

Segundo nota do Planalto, Montenegro cumprimentou Lula pelo empenho na conclusão do acordo, que foi aprovado por maioria qualificada entre os países europeus e terá de passar ainda pelo Parlamento Europeu antes da assinatura final. Os líderes sublinharam a dimensão política e estratégica do pacto em um momento de desafios globais às regras do comércio internacional. 

O governo brasileiro ressaltou que os dois chefes de Executivo concordaram em trabalhar de forma conjunta, rápida e eficiente para implementar o acordo assim que ele for formalizado, com o objetivo de que a população de ambas as regiões comece a sentir resultados concretos da parceria. 

A conversa também abordou a situação na Venezuela, após recentes eventos na capital Caracas, e ambos destacaram a importância de evitar maior instabilidade na América do Sul, reforçando a coordenação política entre Brasil e Portugal em temas regionais além da cooperação comercial.