MUNDO


Lula diz que encontro com Trump em Washington deve acontecer em março

Presidente disse querer ter conversa “olho no olho” com líder americano

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Lula (PT) disse que seu encontro com o presidente americano Donald Trump deve acontecer na primeira semana de março.

“Nós somos presidentes das duas maiores democracias do Ocidente. Não pode ficar conversando por Twitter, nós temos que sentar em uma mesa e olhar um no olho do outro”, afirmou Lula em entrevista ao portal UOL na manhã desta quinta-feira (5).

“Precisamos ver quais são os problemas que afligem ele, quais são os que me afligem, o que interessa para os Estados Unidos, o que interessa para o Brasil, e vamos trabalhar juntos”, continuou Lula.

Na última vez em que os dois líderes conversaram, por telefone, no final de janeiro, os temas abordados foram economia, Venezuela e combate ao crime organizado.

Na ocasião, Lula também apresentou sugestões relacionadas ao Conselho da Paz proposto pelos Estados Unidos. O presidente defendeu que o debate seja restrito à situação em Gaza e que haja espaço para representação palestina, além de reiterar a importância de uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas.