MUNDO


Israel avalia resposta do Hamas a proposta de cessar-fogo em Gaza

Grupo aceita trégua de 60 dias com troca de reféns, mas Israel ainda não deu resposta definitiva

Foto: Omar Al-Qattaa/AFP

 

Israel está analisando uma resposta positiva do Hamas a uma proposta de cessar-fogo por 60 dias, com mediação dos EUA, Egito e Catar. O acordo prevê a liberação de parte dos reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, entrega de ajuda humanitária e retirada parcial de tropas da Faixa de Gaza.

A proposta consiste em cessar-fogo por 60 dias e durante esse período, liberar dez reféns vivos e 18 corpos, em troca de ajuda humanitária e da liberação de cerca de 200 prisioneiros palestinos, entre eles mulheres e menores. Também seria realizada uma retirada parcial de tropas israelenses da região.

Embora o Hamas já tenha aceitado a proposta sem apresentar exigências adicionais, Israel ainda não confirmou oficialmente sua aceitação. Autoridades israelenses afirmaram que estão avaliando cuidadosamente os termos e ponderam que permanecerá firme em exigências como o desarmamento do Hamas e a saída de sua liderança de Gaza.

Enquanto isso, o conflito segue intenso na região. As forças israelenses continuam a avançar sobre Gaza, resultando em novos ataques, protestos massivos em Israel e uma crise alarmante no território palestino. A população enfrenta a constante fome e deslocamento, condições que tornam o acordo ainda mais urgente.