MUNDO


Influenciador palestino relata vida em Gaza no Instagram para 2 mi de seguidores

Morando em barraca desde o início do conflito, Mohamed Al Khalidi disse não ver a hora de voltar para casa

Foto: Reprodução/Instagram

 

O influenciador palestino Mohamed Al Khalidi, que tem 2,7 milhões de seguidores na sua página do Instagram, tem relatado sua vida desde o começo dos ataques de Israel na Faixa de Gaza, onde mora com a família.

De outubro de 2023, quando o conflito contra o grupo terrorista Hamas começou, até o cessar-fogo, negociado na semana passada, Mohamed Al Khalidi deixou sua casa para morar em uma barraca, voltou para casa depois de 15 meses, em janeiro de 2025, e novamente passou a morar em uma barraca em setembro.

“Ainda não consigo acreditar que a guerra acabou. Mal posso esperar para voltar para casa. Espero que este seja o último vídeo da barraca. Não esperávamos voltar e nos esforçamos para tornar o lugar adequado para viver, mas não importa o que fizéssemos, continua sendo apenas uma barraca”, relatou o influenciador, que em algumas postagens presta homenagens a parentes e amigos mortos no conflito.

Em dois anos de conflito, quase dois milhões de palestinos precisaram se deslocar por causa dos bombardeios, da fome e da falta de ajuda humanitária. Segundo dados de entidades internacionais de ajuda humanitária, 90% das moradias da região foram destruídas.