MUNDO


Hamas aceita proposta dos EUA para cessar-fogo com Israel

Trégua de 60 dias ainda depende de acerto sobre detalhes

Foto: Reprodução/Freepik

 

O grupo Hamas anunciou nesta sexta-feira (4) que aceitou uma proposta de cessar-fogo de 60 dias com Israel, apresentada pelos Estados Unidos. Segundo o grupo, os termos foram encaminhados com resposta “positiva” aos mediadores do Catar e do Egito, e o Hamas está pronto para negociar a implementação do acordo.

A proposta, segundo autoridades americanas, também teria sido aceita por Israel. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o plano busca viabilizar uma terceira trégua desde o início da guerra, em outubro de 2023, e prevê avanços em negociações para encerrar o conflito. Netanyahu deve se reunir com Trump na próxima segunda-feira (7), em Washington.

Até o momento, não há data definida para o início da trégua. O presidente americano declarou que pretende pressionar Israel para um cessar-fogo rápido e a libertação dos reféns. “Esperamos que aconteça em algum momento da próxima semana”, afirmou.

Guerra

A guerra em Gaza já dura quase 21 meses e deixou mais de 56 mil mortos palestinos, segundo o Hamas. Do lado israelense, os ataques de 7 de outubro de 2023 resultaram em cerca de 1.200 mortes e 251 sequestros, em sua maioria civis. A crise humanitária no território é considerada grave, com milhões de deslocados e alta desnutrição.