MUNDO


Grupo político anuncia projeto para ter inteligência artificial como líder

Representante humano seguirá formalmente no comando, mas chatbot deve assumir decisões estratégicas e tornar o processo mais inclusivo

Foto: Reprodução/Freepik

As inteligências artificiais seguem avançando em todo o mundo e podem entrar no mundo da política. O Path to Rebirth, um pequeno partido do Japão, anunciou na última semana que tem planos para instalar um chatbot como seu “líder de IA”, depois que resultados eleitorais decepcionantes levaram o fundador a abrir mão do comando.

O canditado humano, Koki Okumura, venceu a disputa pela liderança, porém, ele pretende fazer com que a IA lidere o partido.

“Legalmente, o representante precisa ser uma pessoa natural, então, formalmente, um humano serve como representante”, explicou.

Em entrevista para à CNN, Okumura disse que imagina a IA assumindo, no futuro, todos os processos de decisão ligados às operações do partido.

“Acredito que ela tem potencial para atingir resultados com mais precisão que os humanos. Essa abordagem permite considerar com cuidado vozes que muitas vezes são ignoradas, criando um ambiente mais inclusivo e humano para a participação política”, afirmou.