MUNDO


Explosão em bar de estação de esqui mata dezenas e fere mais de cem na Suiça

Não há informações de brasileiros entre as vítimas

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Dezenas de pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas após uma explosão na sofisticada estação de esqui alpina de Crans-Montana, na Suíça. O incidente ocorreu na noite de quinta-feira (1°), quando as vítimas celebravam a chegada do Ano Nov0 em um bar. Não há informações de brasileiros entre as vítimas.

Segundo autoridades, ao menos cem pessoas estão feridas, a maioria em estado grave. O Ministério de Relações Exteriores da Itália informou que o número de mortos chega a 40, citando informação das autoridades suíças. Em entrevista coletiva, autoridades disseram ser prematuro informar um número exato de óbitos.

A imprensa suíça publicou imagens que supostamente mostram o início do incêndio. É possível nos poucos segundos das imagens o teto do bar pegando fogo rapidamente, enquanto frequentadores parecem deixar correndo o local.

“Houve uma explosão de origem desconhecida”, afirmou Gaetan Lathion, porta-voz da polícia do cantão de Valais, no sul do país, durante a madrugada. “Há vários feridos e vários mortos”, acrescentou.

O incêndio ocorreu por volta da 1h30 no bar Le Constellation, um local popular entre turistas, enquanto os frequentadores comemoravam a passagem de ano. Parte das vítimas é de estrangeiros; até as 9h40, não havia informações sobre brasileiros entre as vítimas. Procurado, o Itamaraty não respondeu até a última atualização deste texto.

Pelo menos dois cidadãos franceses estavam entre os feridos, de acordo com relatórios iniciais do ministério das Relações Exteriores da França.

“Ainda estou em choque”, afirmou Anaïs, 17, ao site suíço 24 Heures. “Íamos [ao bar] ontem à noite com uns quinze amigos. Milagrosamente, não tínhamos confirmado a mesa e acabamos ficando em outro local”, disse. Ela, que segundo o site é frequentadora assídua do local, disse que o bar fica no subsolo.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo