MUNDO


EUA liberam visto para Padilha participar de eventos internacionais

No início desta semana, ministro da Saúde chegou a afirmar que não estava "nem aí" para a possibilidade de não conseguir autorização

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Os Estados Unidos concederam o visto diplomático ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que ele possa entrar no país e participar de eventos internacionais relacionados à pasta. Em 15 de agosto, o governo de Donald Trump havia determinado a revogação do visto do brasileiros e de familiares.

No dia 19 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores fez um pedido à embaixada dos Estados Unidos para que o ministro pudesse obter novo visto para participar de uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre doenças crônicas na Assembleia Geral, que começa em 23 de setembro.

O outro evento seria para o ministro discursar na reunião da Organização Pan-Americana de Saúde, em 29 de setembro, em Washington.

LEIA TAMBÉM: ‘Ato covarde’, diz Padilha sobre cancelamento de vistos americanos da família pelos EUA

No início desta semana, Padilha chegou a afirmar que não estava “nem aí” para a possibilidade de não conseguir a autorização para entrar em solo norte-americano.

“Esse negócio do visto eu estou igual aquela música: ‘Tô nem aí’, sabe? Vocês tão mais preocupados com o visto do que eu, certo? ‘Tô’ nem aí. Eu acho que só fica preocupado quem quer ir para os Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos”, declarou. O ministro fez referência à música “Tô nem aí”, lançada em 2003 pela cantora Luka.