MUNDO


EUA atacam barco em rota do narcotráfico no Pacífico em meio à escalada de operações militares

Ação do Comando Sul ocorre durante série de ofensivas perto da Venezuela

Foto: Reprodução/Comando Sul

Os Estados Unidos atacaram na quinta-feira (4) um barco que, segundo o Comando Sul, operava em rota usada pelo narcotráfico no Pacífico. Ao todo, quatro pessoas que estavam a bordo morreram.

Segundo o órgão, a embarcação era operada por uma organização terrorista, classificação dada pelos EUA. Eles navegavam por uma área monitorada pelas autoridades americanas.

O Comando Sul informou que informações de inteligência apontaram envolvimento com o tráfico de drogas, mas não apresentou evidências.

 

O novo ataque acontece em um momento de ofensivas norte-americanas contra embarcações suspeitas de atuar no narcotráfico perto da costa da Venezuela. O presidente Nicolás Maduro tem acusado Donald Trump de tentar derrubá-lo. O líder venezuelano promete resistência por parte da população e dos militares do país latino.

As movimentações dos EUA também têm gerado reações dentro da terra do Tio Sam. Parlamentares republicanos manifestaram preocupações com os relatos de que sobreviventes de um ataque anterior teriam sido alvo de um bombardeio subsequente. Anteriormente, os Estados Unidos já haviam realizado 21 ataques a barcos no Caribe e no Pacífico, resultando em 83 mortes.

Cerca de 15 mil militares norte-americanos estão na região, com a presença do porta-aviões Gerald Ford, navios de guerra, jatos e um submarino.

O presidente Trump anunciou recentemente que pretende iniciar uma fase terrestre das operações contra o narcotráfico.