MUNDO


EUA anuncia novas medidas contra o Brasil após condenação de Bolsonaro

Secretário de Estado, Marco Rubio, critica “opressão judicial” brasileira e promete ações adicionais

Foto: Reprodução/Instagram @marcorubio

 

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que novas medidas contra o Brasil poderão ser anunciadas na próxima semana, em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) por tentativa de golpe de estado. Em entrevista à Fox News, Rubio acusou o país de praticar “opressão judicial” contra os EUA, destacando ações que, segundo ele, afetaram empresas americanas e cidadãos operando fora dos Estados Unidos. Ele criticou a atuação de juízes brasileiros, mencionando tentativas de aplicar reivindicações extraterritoriais, incluindo ações contra cidadãos americanos ou postagens online dentro dos EUA.

“Haverá uma resposta dos EUA a isso. Teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim, sobre quais passos adicionais pretendemos tomar. O julgamento é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tem tentado alcançar empresas americanas, e até pessoas operando fora dos Estados Unidos”, afirmou Marco Rubio ao ser questionado sobre o tema.

Rubio também alertou que o Estado de Direito no Brasil está se desmoronando, referindo-se a decisões judiciais que, em sua visão, ultrapassam fronteiras nacionais. “O Estado de Direito [no Brasil] está se desmoronando. Você tem esses juízes ativistas – um em particular – que não só foi atrás de Bolsonaro, aliás, ele tentou – tentou realizar reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos americanos ou contra alguém postando online dentro dos Estados Unidos, e na verdade ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido”

A expectativa é que a administração Trump anuncie ações concretas na próxima semana, embora detalhes sobre as medidas propostas ainda não tenham sido divulgados. A situação reflete um momento delicado nas relações bilaterais, com implicações políticas e econômicas para ambos os países.