MUNDO


Estados Unidos enviam 10 jatos ao Caribe e aumentam tensão contra a Venezuela

Caças F-35 se somam a navios de guerra e submarino nuclear já posicionados no sul do Caribe em meio à pressão de Washington sobre o governo Maduro

Foto: Divulgação/ Casa Branca e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos ordenou o envio de 10 jatos F-35 ao Caribe para realizar operações contra cartéis de drogas. Os caças irão até a base aérea em Porto Rico, próximo à região onde os navios de guerra norte-americanos estão mobilizados.

A decisão acontece após dois caças venezuelanos sobrevoarem a base dos EUA no mar do Caribe. A presenças das 10 aeronaves americanas podem aumentar ainda mais as tensões ba região.

Os F35, um modelo de caça moderno e poderoso, se junta aos outros equipamentos militares dos EUA presentes no Sul do Caribe, que inclui sete navios de guerra e um submarino nuclear de ataque rápido, além de aviões espiões.

Os armamentos foram enviados por Trump para as proximidades da costa da Venezuela em uma campanha de pressão sobre o governo Maduro. A justificativa oficial é combater cartéis de drogas latino-americanos.

Autoridades dos EUA informaram que os dez caças devem chegar a Porto Rico até o fim da próxima semana. Segundo ele, os jatos foram enviados para a condução de operações contra organizações designadas como narco-terroristas que atuam no sul do Caribe.

Há três dias atrás, os EUA atacaram um barco que, segundo Trump, transportava “quantidades massivas de drogas” da Venezuela, matando 11 pessoas.