MUNDO


‘Dois homens com distúrbios mentais’, diz Otto sobre Trump e Maduro em invasão à Caracas

A declaração ocorre em meio às tensões políticas entre os EUA e outras potências do mundo, após os resultados da operação liderada pelo presidente americano

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ataque dos Estados Unidos à capital Caracas, na Venezuela, que terminou com a captura do presidente Nicolás Maduro, no último sábado (03) gerou debates e questionamentos entre as autoridades do Brasil. O senador baiano Otto Alencar do Partido Social Democrático (PSD), por meio das suas redes sociais criticou Trump pelo uso da força e apontou que houve fraude nas eleições do ex-líder Venezuelano. Classificando-os como ‘dois homens com distúrbios mentais’.

‘Dois errados nunca acertam. Entre dois delinquentes, fico com o mais fraco: caiu de Maduro’, afirma o senador do PSD em um trecho da publicação. Outro ponto do comunicado é que o uso da força por parte do presidente dos Estados Unidos para chegar até a autoridade venezuelana, teria ido contra a soberania do país sul-americano, infringindo o direito internacional.

Nesta terça-feira (06), a porta-voz do escritório do Alto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU), Ravina Shamdasani confirmou que os EUA violaram o direito internacional na operação de captura e orientou a comunidade internacional a se unir em repúdio às ações americanas.

‘É claro que a operação violou um princípio fundamental do direito internacional, segundo o qual os Estados não devem ameaçar ou usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado’, afirma Ravina ao condenar os ataques norte-americanos.