MUNDO


Descarrilamento de bondinho deixa 17 mortos em Portugal; brasileiro está entre feridos

Autoridades investigam causas do acidente com o popular Elevador da Glória, uma das principais atrações turísticas de Lisboa

Imagem: Reprodução/TV Globo

 

Autoridades portuguesas investigam as causas do descarrilamento do popular Elevador da Glória, em Lisboa, na quarta-feira (3). Ao menos 17 pessoas morreram e 21 ficaram feridas após o bondinho se chocar contra um prédio.

Um brasileiro está entre os feridos, segundo informou nesta quinta-feira (4) Alessandro Candeas, cônsul-geral do Brasil na capital portuguesa;

Ainda de acordo com o cônsul, o homem recebeu atendimento médico e já recebeu alta. O Consulado do Brasil em Lisboa não informou, porém, se o cidadão era residente local ou era turista. O nome dele não foi divulgado.

Imagens do local mostram os destroços da composição, que transporta moradores e turistas em uma encosta íngreme na capital portuguesa.

Entre os demais feridos estão quatro cidadãos de Portugal, dois da Alemanha, dois da Espanha, além de um da Coreia, um de Cabo Verde, um do Canadá, um da Itália, um da França, um da Suíça e um de Marrocos.

Freios

Manuel Leal, líder da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), disse à TV local que os trabalhadores da linha da Glória haviam reclamado de problemas com a tensão do cabo de transporte que dificultava a frenagem.

Em comunicado, a empresa municipal de transporte público Carris informou que “todos os protocolos de manutenção foram executados”, incluindo programas de manutenção mensais e semanais e inspeções diárias.

No local do acidente, a polícia tirou fotos dos destroços e inspecionou o sistema de freios do vagão não danificado nas proximidades.

Os dois vagões da linha, cada um com capacidade para transportar cerca de 40 pessoas, são presos a extremidades opostas de um cabo de transporte com tração por motores elétricos nos vagões que se contrabalançam.

A linha, inaugurada em 1885, liga o centro de Lisboa, próximo à Praça dos Restauradores, ao Bairro Alto, famoso por sua vibrante vida noturna.