MUNDO


Companhia aérea exigirá que passageiros com sobrepeso comprem dois assentos

Nova regra da Southwest Airlines entra em vigor em janeiro de 2026 e gera debate entre consumidores

Foto: Southwest Airlines

 

A partir de 27 de janeiro de 2026, passageiros que não cabem em apenas um assento serão obrigados a comprar dois lugares nos voos da Southwest Airlines. A medida, que já gerava incentivos por parte da empresa, agora será imposta com regras mais rígidas para reembolso.

Antes, o passageiro “plus size” podia solicitar o estorno da passagem extra ao final da viagem. Agora, para conseguir o reembolso, três critérios precisam ser cumpridos: o voo deve ter partido com pelo menos um assento vago, os dois bilhetes devem ser da mesma categoria de tarifa e a solicitação de devolução precisa ser feita em até 90 dias após a viagem.

A decisão dividiu opiniões. Para alguns, como o fundador do site Chubby Diaries, Jeff Jenkins, a política pode afastar clientes. “Parece um acréscimo furtivo a uma política que já existe há mais de 20 anos. Me pergunto se pessoas plus size deixarão de voar com eles por não saberem se o voo está esgotado”, disse ao USA Today.

Nas redes sociais, o debate também foi acalorado. “Isso é abusivo”, criticou uma usuária. Já outra defendeu a empresa: “Não é justo alguém usar dois assentos e não pagar”. A Southwest, por sua vez, afirma que a medida busca garantir conforto e segurança a todos os passageiros.