MUNDO


China exibe armas nucleares e forte poder bélico em desfile que exalta Xi

Entre os artefatos estão mísseis terrestres, aéreos e marítimos, alguns com poder intercontinental

Imagem: Reprodução/YouTube/euronews

 

A China fez nesta quarta (3) um desfile militar pelas ruas de Pequim no qual mostrou pela primeira vez sua tríade de armamentos nucleares, com estratégia que inclui meios terrestres, aéreos e marítimos. Exibiu ainda o poder bélico do Exército de Liberação Popular em um espetáculo protagonizado pelo líder chinês Xi Jinping.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o aparto apresentado pelo país asiático inclui o míssil de longo alcance lançado pelo ar JingLei-1, o míssil intercontinental via marítima JuLang-3 e dois mísseis intercontinentais terrestres DongFeng-61 e DongFeng-31, segundo a agência estatal chinesa. O órgão afirma que se trata de um poder estratégico para garantir a soberania do país.

Quando ganharam os olhos da plateia que assistia ao desfile na Praça Tiananmen e foram anunciados como armas nucleares, o público bateu palmas e saudou em forma de surpresa e aprovação.

Os mísseis foram um dos últimos artefatos apresentados pelo Exército de Xi, que abriu as comemorações com uma revista às tropas chinesas, sendo o único dos homens presentes que dispensou o terno tradicional para dar lugar a um conjunto característico de Mao Zedong, cujo gigante retrato está posicionado ao centro da praça.

O desfile celebra os 80 anos da vitória da China na chamada Guerra da Resistência contra o Japão e na Segunda Guerra Mundial, batizada por Pequim de Guerra Mundial Antifacista. Além das armas nucleares, o desfile apresentou jatos, tanques de guerra, sistemas de intercepção de mísseis, caminhões, foguetes, submarinos e diversos tipos de aeronaves.