Casal de funcionários da embaixada de Israel é morto em ataque a tiros nos EUA
Crime ocorreu em frente ao Museu Judaico da capital americana; ao ser detido, suspeito gritou 'Palestina livre'

Imagem: Reprodução/TV Globo
Dois funcionários da embaixada israelense nos Estados Unidos foram mortos em um ataque a tiros do lado de fora do Museu Judaico de Washington, na noite desta quarta-feira (21). Morador de Chicago, Elías Rodríguez, de 30 anos, foi identificado pelas autoridades como o principal suspeito do crime.
As vítimas eram um casal jovem que planejava se casar em breve, de acordo com o embaixador de Tel Aviv na capital americana, Yechiel Leiter. “O jovem havia comprado um anel esta semana para pedir sua namorada em casamento na próxima semana em Jerusalém”, disse.
O ataque ocorreu em uma área próxima a um escritório do FBI e ao escritório do procurador dos EUA, segundo os relatos.
A chefe de polícia de Washington, Pamela Smith, disse que um único suspeito, que foi visto andando de um lado para o outro fora do museu antes do evento, foi detido. O homem repetia “Palestina livre”, disse ela.
Aparentemente, o alvo do ataque era uma recepção organizada pelo AJC (American Jewish Committee), destinada a jovens profissionais e a diplomatas credenciados em Washington.
“O American Jewish Committee confirma que organizamos um evento no Museu Judaico de Washington esta noite”, indicou em um comunicado o presidente do comitê, Ted Deutch. “Estamos devastados ao ver que um ato de violência indizível ocorreu em frente ao local”.
(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)