MUNDO


Casa Branca apaga vídeo de conteúdo racista contra os Obama e diz ter sido compartilhado ‘por engano’

Vídeo retratava ex-presidente e ex-primeira-dama como macacos; Governo Trump atribuiu o 'erro' a um funcionário da equipe do presidente

Foto: Shealah Craighead/ White House

 

A Casa Branca informou nesta sexta-feira (6) que um vídeo de conteúdo racista publicado nas redes sociais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi apagado após ter sido compartilhado “por engano” por um membro da equipe.

“Um funcionário da Casa Branca fez a postagem por engano. Ela já foi removida”, declarou um porta-voz do governo à agência AFP.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, chegou a minimizar as críticas após a repercussão negativa. “Trata-se de um meme da internet que retrata o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens de O Rei Leão”, afirmou. “Por favor, parem com a indignação falsa e relatem algo que realmente importe para o público americano.”

Entenda

A publicação foi feita na noite de quinta-feira (5), quando um vídeo que continha um trecho retratando o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos, foi publicado na rede social de Trump.

O vídeo de 62 segundos apresentava teoria sobre anomalias na eleição presidencial de 2020 e, já no final, ao som de “The Lion Sleeps Tonight”, a cena dos macacos foi inserida.

De acordo com o jornal The New York Times, o vídeo parece ter sido retirado de um vídeo compartilhado em outubro por um usuário do X, no qual aparece uma marca d’água é visível e a legenda “Presidente Trump: Rei da Selva”, além de um emoji de leão.

Nas imagens, diversos democratas aparecem, entre eles a ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, o ex-presidente Joseph R. Biden Jr. e a ex-vice-presidente Kamala Harris, eles foram representados como zebras, girafas e outros animais, enquanto Trump aparecia como um leão. Os Obama, por outro lado, foram representados por macacos se curvando diante de Trump.