MUNDO


Brasileiro assume presidência da Coca-Cola no mundo

Henrique Braun assume presidência-executiva em março de 2026

Foto: Divulgação/Coca-Cola

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun, executivo interno, como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey. A empresa passa por ajustes de estratégias, visando a mudança de hábitos dos consumidores que passaram a buscar bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.

Quincey e Braun estão na Coca-Cola desde 1996. Eles ocuparam cargos de liderança em diversos locais do mundo dentro da gigante de bebidas. O brasileiro assume o cargo de presidente-executivo em 31 de março.

‘Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores’, disse Braun em comunicado.

Em janeiro de 2025, Braun foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola, trazendo experiências em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento.

No mercado, o preço das ações da Coca-Cola aumentou quase 63% desde que Quincey assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017. Ele esteve à frente da empresa em um período em que a fabricante focou na produção de bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além da inclusão de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.

Dentro da Coca-Cola, o setor de bens de consumo enfrentou uma série de mudanças em cargos altos neste ano, como forma da empresa se adaptar às mudanças do público.