MUNDO


Brasil e EUA buscam encontro entre Lula e Trump para retomar diálogo

Após meses de tensão, governos anunciam esforços conjuntos para viabilizar reunião entre os presidentes, visando resolver disputas comerciais

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Pixabay

 

Em um esforço para retomar o diálogo entre Brasil e Estados Unidos, os governos dos dois países anunciaram nesta quinta-feira (16) que trabalharão para viabilizar um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump “o mais breve possível”. A decisão foi divulgada após uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, acompanhados do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.

O comunicado conjunto destaca que as autoridades concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunta. Embora ainda sem data e local definidos, o encontro entre os presidentes pode ocorrer na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), prevista para o fim deste mês na Malásia.

“O secretário Rubio, o embaixador Greer e o ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunta. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz o comunicado.