MUNDO


Brasil convoca reunião do BRICS para reagir às tarifas de Trump e defender multilateralismo

Reunião virtual marcada para 8 de setembro reunirá líderes emergentes, em busca de estratégias comuns diante do protecionismo americano

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O Brasil convocou uma reunião virtual com líderes do BRICS, bloco que reúne 11 países emergentes, para a próxima segunda-feira (8). A pauta central inclui a defesa do multilateralismo e a busca por uma atuação conjunta frente às tarifas impostas pelos Estados Unidos sob Donald Trump.

O encontro, que terá como base o protagonismo do Brasil na presidência rotativa do bloco, servirá também para alinhar a presença dos membros em eventos internacionais importantes como a Assembleia Geral da ONU, a COP30 e a cúpula do G20.

As tarifas do governo Trump têm sido elevadas, chegaram a 50% sobre produtos brasileiros e indianos e incluem represálias por posicionamentos internos, como o andamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. A convocação ocorre em meio à tentativas diplomáticas do governo Lula de articular uma frente unida dos BRICS, evitando que o encontro se configure como um ataque aos EUA, mas sim como uma resposta coordenada e estratégica à crise do sistema multilateral.