MUNDO


Ataques de Israel em Gaza deixam ao menos 14 mortos

Bombardeios ocorrem em meio à pressão internacional por reconhecimento do Estado palestino

Foto: Reprodução/Canva Images

 

Pelo menos 14 pessoas morreram na madrugada deste sábado (20) após novos bombardeios de Israel na cidade de Gaza, segundo autoridades locais. O ataque acontece enquanto países ocidentais pressionam por uma solução diplomática, com alguns anunciando que vão reconhecer oficialmente a soberania palestina.

Entre os mortos estão seis integrantes de uma mesma família, atingidos em casa durante a madrugada. Outros cinco palestinos morreram em um ataque próximo à Praça Shawa, segundo o Crescente Vermelho Palestino.

Nos últimos 23 meses, mais de 65 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde local, que não distingue civis de combatentes.

Israel afirma que o objetivo da ofensiva é “destruir a infraestrutura militar do Hamas”, mas grupos humanitários alertam para o agravamento da crise humanitária, com grande parte da população sem acesso a alimentos, água e medicamentos.

Nos últimos dias, Israel tem orientado palestinos a deixar a cidade de Gaza em direção ao sul, criando uma chamada “zona humanitária”. Organizações de ajuda pedem um cessar-fogo imediato para permitir a entrada de suprimentos.