MUNDO


Após ‘química’ com Lula, Trump pode visitar Bolsonaro em prisão domiciliar, dizem apoiadores

Presidente dos Estados Unidos também deve se encontrar em breve com o petista

Foto: Alan Santos/PR

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode visitar Jair Bolsonaro (PL) em sua casa, onde se encontra em prisão domiciliar por condenação na trama golpista. A informação foi publicada nesta quinta-feira (25) na coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.

Apoiadores de Bolsonaro afirmaram, segundo a colunista, que o encontro entre Trump e Bolsonaro é articulado pelo apresentador Paulo Figueiredo.

Já o ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, sugeriu em sua página em uma rede social que o presidente americano visitasse o ex-presidente brasileiro. Paulo Figueiredo disse desconhecer articulações para o encontro, enquanto Wajngarten alega que a postagem foi só uma sugestão.

Na terça-feira (23), em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Donald Trump disse que conversou por alguns segundos com Lula e que os dois se abraçaram. O presidente americano disse ainda que teve “química exclente” com o brasileiro e que os dois terão uma reunião em breve. O governo brasileiro confirmou que a conversa acontecerá, na próxima semana.

Atualmente, as importações brasileiras pagam 50% de taxa nos Estados Unidos, com algumas exceções. Filho de Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de ação da Câmara. Uma queixa apresentada pelo PT questiona a atuação do deputado nos Estados Unidos, onde mora desde fevereiro, e pede a perda do seu mandato.