MUNDO


Após atingir Rússia e Japão, Tsunami chega aos Estados Unidos

Ondas chegam ao litoral dos EUA sem causar estragos, mas autoridades mantêm monitoramento após terremoto de magnitude 8,8 na Rússia

Foto: Reprodução/X

 

As ondas do tsunami, que primeiro atingiram a Rússia e o Japão, começaram a chegar nos Estados Unidos pelos estados do Havaí, Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. As ondas que vão atingir a América são consideradas pequenas, não havendo a necessidade de alerta para a evacuação da área.

Países como Filipinas, Indonésia, China, Chile, Peru, México, Panamá, Ilhas Marquesas da Polinésia Francesa, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu e Taiwan emitiram alertas de tsunami, porém, a maioria foi cancelada posteriormente.

O tsunami surgiu após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia nesta quarta-feira (30). O tremor é o maior já registrado no mundo desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 atingiu o Japão, causando um grande tsunami.

Especialistas alertam que a população que mora em litorais no Pacífico fique atenta, pois as ondas podem variar muito em diferentes localidades, por mais que os danos iniciais tenham sido mínimos.