MUNDO


África pode se dividir e dar origem a um novo oceano, aponta estudo

Processo geológico em andamento no Sistema de Rift da África Oriental ocorre há milhões de anos e ajuda a explicar como continentes se separam e oceanos se formam

Foto: Reprodução/Youtube

 

Um artigo publicado pela revista National Geographic afirma que a África está se dividindo lentamente, em um processo que pode resultar no surgimento de um novo oceano ao longo de milhões de anos.

De acordo com o estudo, o fenômeno ocorre no Sistema de Rift da África Oriental, onde grandes placas tectônicas se afastam pouco a pouco. Mesmo com um ritmo considerado lento, as movimentações já deixam sinais de fissuras no solo, causam terremotos e modificam a paisagem.

A origem dessa separação está na região de Afar, no norte da Etiópia, quando há cerca de 30 milhões de anos surgiu uma fratura no interior do continente, dando início a um processo que permanece em atividade até os dias atuais.

Com o passar dos anos, a fenda se estendeu para o sul do continente, em direção ao Zimbábue. O movimento é de centímetros por ano, uma velocidade considerada lenta, mas constante de acordo com a escala do tempo geológico.

Por outro lado, a pesquisa mostra que esse tipo de fenômeno não altera o mapa de um dia para o outro. Segundo a ciência, esse é um dos processos geológicos mais importantes em andamento, porque ajuda a entender como os continentes se abrem e como oceanos nascem.