MAIS NOTÍCIAS


ConstruNordeste 2025: segundo dia destaca protagonismo feminino na construção civil

Feira segue até esta sexta-feira (17), no Centro de Convenções de Salvador, reunindo mais de 200 expositores e 45 palestrantes de todo o país

Foto: Victor Mascarenhas

O segundo dia da ConstruNordeste 2025 foi marcado por uma intensa programação de painéis e debates que abordaram desde a industrialização da construção e automação até gestão de pessoas e crédito imobiliário. Um dos destaques foi a jornalista Giuliana Morrone com a palestra “A Comunicação no Cooperativismo”, reforçando a importância da imagem e da narrativa para fortalecer o setor. Autora do livro Mitos e Verdades sobre o ESG (Editora Planeta), indicado ao Prêmio Jabuti 2025, Giuliana destacou que o cooperativismo já nasce alinhado à sustentabilidade e à inclusão — mas ainda enfrenta o desafio de ampliar sua visibilidade.

Ela elogiou a experiência da Coopercon-BA, citando o modelo de compras cooperadas como exemplo de inovação e resultados compartilhados. “Aqui na Bahia vimos um case muito interessante, com ganhos reais para todas as partes envolvidas. Um fornecedor de esquadrias, por exemplo, que inicialmente não acreditava no processo, conseguiu padronizar o produto e aumentar as vendas por meio da cooperativa. Um caso de sucesso que mostra o poder da colaboração”, ressaltou.

Outro momento marcante foi o “Fórum das Mulheres”, que colocou os holofotes sobre o avanço da participação feminina na engenharia e na construção civil. Entre os exemplos compartilhados, foi apresentado o “Projeto Marias na Construção”, parceria da Prefeitura de Salvador com a Moura Dubeux (MD Social), que promove capacitação e empregabilidade feminina.

Os números apresentados durante o fórum reforçam a tendência: na Bahia, a presença feminina na engenharia cresceu de 15,6% em 2018 para 23,6%. O CREA-BA já conta com 11 mil mulheres registradas, e nos cursos técnicos do IFBA, elas representam 61% dos alunos de edificações. Em nível nacional, o avanço também é expressivo — 25% dos profissionais do Sistema Confea/Crea já são mulheres, crescimento de 5% em dois anos.

Mediado por Arlene Vilpert, vice-presidente do Comitê da Cadeia Produtiva da Construção Civil, o talk show reuniu nomes como Ana Cláudia Gomes Martins (CBIC), Fernanda Lordêlo (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres), Renata Muller (CMI/FIEB) e Flávia Pedreira (CMI/FIEB), em uma conversa potente sobre inclusão, liderança e oportunidades para mulheres no setor.

A palestra internacional ministrada por Luis Laranjeira, Diretor Comercial da Blufab/Grupo Casais também era bastante aguardada pelo público, em que tratou sobre construção híbrida, destacando os avanços em métodos construtivos que aliam inovação, sustentabilidade e eficiência. O Grupo Casais, líder em construção industrializada na Península Ibérica, é conhecido pelo sistema CREE, uma tecnologia modular que combina madeira e concreto e que oferece soluções avançadas para reduzir prazos de execução, minimizar resíduos e otimizar recursos, promovendo a economia circular e eficiência energética ao facilitar a reutilização de materiais e a desmontagem de estruturas.

Laranjeira ressaltou o potencial dessa tecnologia no Brasil, com foco na fabricação local através de parcerias estratégicas que valorizem as capacidades técnicas e materiais do país. De acordo com o executivo, a Bahia tem se mostrado uma região receptiva, com destaque para a importância de alianças com entidades como o Sinduscon, fundamentais para adaptar produtos aos regulamentos brasileiros e conectar a empresa a parceiros locais. “O objetivo não é importar componentes, mas sim tecnologia, e procurar parceiros para fabricar e expandir os limites do que é possível na construção civil brasileira”, afirmou o executivo.

A ConstruNordeste 2025 segue até hoje (17), com palestras e painéis que tratarão, no último dia, sobre o cenário ESG na indústria da construção da Bahia, Reforma Tributária na construção Civil, com participação da CBIC e da SEFAZ, e também sobre as concessões de Ferrovias na Bahia com Marcus Cavalcanti, secretário do programa de parceria de investimentos da Casa Civil. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em: ww.construnordeste.com.br.

Assessoria de Comunicação – Texto & Cia
Ana Paula Marques | anapaula@textoecia.com.br | +55 (71) 9963-2741
Bianca Rocha | bianca@textoecia.com.br | +55 (71) 9963-2513