JUSTIÇA


TRE-BA homenageia presidente do tribunal, desembargadora e ex-conselheiro do CNJ

Foram concedidas às autoridades a Medalha do Mérito da Ouvidoria, em evento realizado em Juazeiro

Foto: Divulgação/TRE-BA

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) homenageou com a Medalha de Mérito da Ouvidoria os desembargadores Abelardo da Marta e Socorro Habib, além do ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-ouvidor nacional de Justiça, André Godinho.

Os três receberam Medalha de Mérito da Ouvidoria Desembargador Eleitoral João Santa Rosa de Carvalho, em cerimônia que aconteceu em Juazeiro na última sexta-feira (28). A honraria foi criada em setembro deste ano.

Presidente do TRE-BA, o desembargador Abelardo da Marta foi reconhecido por sua atuação como ex-ouvidor do TJ-BA e pela condução de iniciativas voltadas ao aprimoramento da gestão, da transparência e dos serviços de atendimento ao cidadão em sua gestão à frente do Tribunal Regional Eleitoral.

A desembargadora Socorro Habib recebeu a comenda pelo seu legado de dedicação à Justiça, pela firme defesa de valores democráticos e por dar continuidade à história de compromisso público construída por seu pai, que leva o nome da medalha.

Já o ex-conselheiro do CNJ, André Godinho, foi homenageado por sua contribuição nacional ao fortalecimento das ouvidorias públicas, especialmente durante sua atuação no Conselho Nacional de Justiça, onde atuou de 2019 a 2021 como ouvidor nacional de Justiça, impulsionando avanços significativos na escuta cidadã e na modernização administrativa, com a edição da Resolução n. 432/2021.

A medalha leva o nome e imagem do desembargador eleitoral João Santa Rosa de Carvalho, figura emblemática para o Judiciário baiano, cuja memória inspira compromisso, humanidade e responsabilidade pública. A presença de sua filha, a desembargadora Socorro Habib, entre os agraciados reforçou o simbolismo e a emoção da homenagem.

A entrega das medalhas, criadas por iniciativa do desembargador Pedro Godinho, e aprovadas por unanimidade no pleno do TRE-BA, reafirma o compromisso com o reconhecimento de trajetórias que fortalecem a democracia, ampliam o acesso ao diálogo institucional e promovem uma Justiça cada vez mais aberta, humana e eficiente para o cidadão.