JUSTIÇA


TJ-BA finaliza licitação para compra de sete SUVs blindados por R$ 3,65 milhões

Veículos de luxo serão zero quilômetro, com alta proteção e padrão técnico rigoroso

Foto: Reprodução/TJ-BA/Divulgação

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai adquirir sete utilitários esportivos (SUVs) de grande porte e blindados, ao custo total de R$ 3,65 milhões. A empresa vencedora da licitação foi a VCS Implementos e Veículos Ltda. A decisão foi mantida pela presidente do TJ, desembargadora Cynthia Resende, que negou recursos apresentados por outras concorrentes, segundo parecer jurídico da consultoria da presidência.

Cada SUV será entregue zero quilômetro, com valor unitário de R$ 521.875,14, ano de fabricação igual ou superior ao da publicação do edital, e rodagem máxima de 25 quilômetros. Os veículos serão na cor preta, registrados, emplacados e licenciados em nome do Tribunal.

As especificações técnicas exigidas são rigorosas, com foco em segurança e conforto. A blindagem será de nível NIJ IIIA, conforme normas NBR 15000:2005, NIJ 0108.01 e Portaria 55 – COLOG/2017. Os carros devem ter motor a diesel com no mínimo 190 cavalos de potência, câmbio automático com ao menos seis marchas, cinco portas e capacidade para cinco ocupantes.

Entre outras exigências, os SUVs devem ter distância mínima entre eixos de 2.740 mm, comprimento de 4.780 mm, largura de 1.800 mm, altura de 1.800 mm e vão livre do solo de ao menos 235 mm. Os pneus serão do tipo 265/60 R18. Por segurança, apenas os vidros dianteiros terão acionamento elétrico — os traseiros blindados não serão móveis.

Os veículos também deverão atender a todos os requisitos do Código de Trânsito Brasileiro e contar com garantia de fábrica e da blindagem por, no mínimo, cinco anos.

Segundo o edital de licitação, a aquisição dos veículos é necessária “para suprir a manutenção do Sistema de Segurança Institucional, bem como a estruturação e aparelhamento dos meios utilizados nas atividades de segurança dos magistrados”. É válido ressaltar que a presente aquisição compõe uma das etapas do Projeto Transporte Seguro, o qual integra o Portfólio de Projetos do GSI, que por sua vez fora objeto de aprovação unânime na última reunião do Comitê Gestor do FUNSEG, realizada em 27 de junho”.