JUSTIÇA


STF agenda julgamento de recurso de Renato Cariani em caso de tráfico de drogas

Agravo da defesa será analisado em sessão virtual após Zanin negar suspensão do processo

Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento do recurso de defesa do influenciador Renato Cariani para o dia 28 de novembro. A sessão acontecerá de forma virtual e vai até o dia 5 de dezembro. As datas de julgamento foram publicadas no Diário Oficial de Justiça nesta terça-feira (18).

Cariani tenta suspender o processo que responde na Justiça de São Paulo por tráfico de drogas.

A defesa do influenciador entrou com um recurso chamado “Agravo Regimental”, após o ministro Cristiano Zanin ter negado uma primeira tentativa de suspender o processo.

Cariani se tornou réu após a Justiça de São Paulo acatar uma denúncia do Ministério Público Estadual sobre os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

A acusação contra o influenciador veio após as investigações da Operação Hinsberg, conduzida pela Polícia Federal em dezembro de 2023. As apurações apontaram a existência de um suposto esquema criminoso ligado à empresa Anidrol Produtos para Laboratórios, da qual Cariani é sócio.

A Anidrol é suspeita de fornecer insumos químicos que seriam desviados para o tráfico de drogas. O MPE diz que, para acobertar as transações ilícitas e realizar a lavagem de dinheiro, a empresa utilizava a dissimulação das vendas por meio de notas fiscais fraudulentas.