JUSTIÇA


PF mira médico baiano em operação contra produção ilegal de medicamentos para emagrecimento

Gabriel Almeida é investigado por fabricar e vender, sem autorização, substâncias similares à Tirzepatida

Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Federal tem como principal alvo da Operação Slim o médico baiano Gabriel Almeida. A ação, deflagrada nesta quinta-feira (27), investiga um esquema de produção e venda ilegal de medicamentos para emagrecimento em clínicas e laboratórios.

Gabriel foi alvo de mandados de busca e apreensão em seis endereços ligados a eles. As residências são na Bahia, incluindo casas em Salvador, na Praia do Forte e em uma ilha, além de uma clínica na capital baiana. Os agentes também estiveram em um endereço em São Paulo. A reportagem tenta contato com a defesa dele.

De acordo com a PF, o médico realizava a venda de tratamentos nas redes sociais como se fossem legalizados. Apurações indicam que Gabriel teria montado um esquema de produção em larga escala do princípio ativo da Tirzepatida, presente no remédio Mounjaro, sem a devida autorização da fabricante que detém a patente e sem controle sanitário.

A polícia ainda informou que o investigado utilizava laboratórios parceiros para manipular a substância e distribuí-la de forma indiscriminada, se passando pela indústria.

As investigações tiveram início há quase um ano, após a empresa que detém a patente do Mounjaro denunciar o esquema.