JUSTIÇA


Partidos acionam TSE contra Lula por homenagem de escola de samba ao presidente

Ao todo, já são quatro ações sobre o caso, duas apresentadas antes do desfile e duas após a apresentação

Foto: Reprodução/Instagram/Eduardo Hollanda/@academicosdeniteroi

 

O Partido Liberal e o Partido Missão protocolaram novas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa do enredo da Acadêmicos de Niterói no Carnaval deste ano. A escola levou para a avenida o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Ao todo, já são quatro ações sobre o caso, duas apresentadas antes do desfile e duas após a apresentação.

As primeiras liminares foram negadas pelo TSE sob o entendimento de que não seria possível tomar uma decisão antes da realização do evento, sem prejuízo de análise posterior. Até o momento, não há previsão para o julgamento das novas representações, protocoladas depois do desfile. A escola acabou rebaixada na apuração das notas.

Nas ações mais recentes, o Partido Missão argumenta que o samba-enredo caracteriza propaganda eleitoral antecipada e solicita aplicação de multa, além da proibição do uso de imagens do desfile em redes sociais e eventuais campanhas. Já o PL pede produção antecipada de provas e levantamento de informações sobre os recursos utilizados, apontando possíveis indícios de abuso de poder político e econômico com reflexos nas eleições presidenciais.