JUSTIÇA


Moraes pede informações a SC sobre possível transferência de Silvinei Vasques

Defesa solicita que ex-diretor da PRF cumpra prisão preventiva em Florianópolis ou São José para continuar curso de doutorado

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao sistema prisional de Santa Catarina informações sobre a existência de vagas e as condições operacionais para receber o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. O pedido atende a uma solicitação da defesa, que busca a transferência do investigado para Florianópolis ou São José.

Os advogados argumentam que a mudança permitiria a continuidade de um curso de doutorado realizado por Vasques no estado. No despacho, Moraes determina que as autoridades catarinenses informem se há estrutura e segurança adequadas para a custódia, além de exigir que a defesa apresente documentação complementar comprovando a possibilidade de realização das aulas na modalidade de ensino a distância (EAD).

Segundo o portal g1, a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informou que ainda não foi oficialmente notificada sobre a solicitação. A manifestação do órgão será fundamental para que o STF avalie a viabilidade da transferência.

Silvinei Vasques está preso preventivamente após descumprir medidas judiciais. Em dezembro do ano passado, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e tentou deixar o país. A prisão ocorreu no Paraguai, onde foi detido no aeroporto ao tentar embarcar para El Salvador com um passaporte falso, o que motivou a ordem de prisão assinada por Alexandre de Moraes.