JUSTIÇA


Moraes determina que governador do Rio preste esclarecimentos sobre operação que deixou 119 mortos

A ação policial foi realizada pelas polícias civil e militar nos complexos de favelas do Alemão e da Penha

Foto: Gustavo Moreno/STF

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresente esclarecimentos sobre a Operação Contenção, que resultou em pelo menos 119 mortes.

Além disso, o ministro agendou para o dia 3 de novembro, no Rio de Janeiro, uma audiência destinada a discutir o caso.

A operação foi realizada na última terça-feira pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro, nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, para o cumprimento de 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará. Segundo o governo do Rio, o objetivo era conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho.

LEIA TAMBÉM: Baianos estão entre mortos e presos em megaoperação policial no Rio de Janeiro

De acordo com balanço apresentado pelas forças de segurança nesta quarta-feira, o total de mortes chegou a 119: 58 pessoas morreram em confronto com a polícia e tiveram seus corpos retirados dos complexos de favelas na terça; houve ainda a morte de quatro policiais durante o confronto; por fim, dezenas de corpos foram revelados na manhã de hoje e retirados da área de mata do Complexo da Penha.

Houve ainda 113 prisões, sendo que 33 eram pessoas de outros estados que atuavam no Rio de Janeiro.

Com informações da Agência Brasil