JUSTIÇA


Juízes federais terão aumento salarial para atuar em cidades do interior da Bahia

Segundo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), os critérios para a concessão do incentivo incluem, por exemplo, ausência de juiz titular por pelo menos três anos

Foto: Reprodução/Google Street View

Juízes federais que se optarem por se mudar para uma de oito cidades do interior da Bahia poderão receber um aumento de 20% nos salários e prioridade em futuras transferências. A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), busca atrair magistrados para localidades classificadas como de difícil provimento.

A lista inclui os municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas. Segundo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), os critérios para a concessão do incentivo incluem o difícil acesso, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a ausência de juiz titular por pelo menos três anos.

Com a decisão, os magistrados que aceitarem atuar nessas comarcas receberão um acréscimo estimado em pelo menos R$ 8 mil mensais, além de outros benefícios. A medida também se estende a servidores da Justiça Federal que ocupem cargos efetivos.